14 de agosto de 2011

E os primeiros dias passaram...

Olá Pessoas!!!

Finalmente estou aqui para relatar um pouco desses nossos primeiros dias em Montreal. Esse período é incrivelmente estressante para o imigrante recém-chegado, então me desculpem um pouco a demora.

A chegada

Como já tínhamos visitado o Canadá há algum tempo, não tivemos dificuldades no avião e  na chegada em Toronto, porém dessa vez eu achei as comissárias menos eficientes...
Quando fomos passar pelo setor de imigração, encontramos uma senhora que viajava para visitar o filho e estava apavorada por não falar nenhuma palavra em inglês/francês e, apesar das cartas com recomendações em inglês do filho para serem entregues ao fiscal, estava na fila da imigração pra ser questionada pelo setor apropriado. Ela estava psicologicamente em frangalhos, dizendo que tinha sido maltratada pelo fiscal anterior. Tentamos acalma-la, mas não acho que conseguimos muita coisa. Nós, por outro lado pegamos pessoas educadas e muito simpáticas nos 3 guichês que somos obrigados a passar.

Como muitos sabem no aeroporto de Toronto, os carrinhos para carregar malas custam 2 dólares (podendo ser pago com cartão de crédito). Quando você devolve o carrinho no lugar apropriado, eles te devolvem 25 cents como agradecimento.
Tivemos que fazer conexão para Montreal, o vôo bem tranqüilo sem tantos problemas.

Chegando aqui em Montreal ligamos para o Celso (http://www.celsoaubaines.com/ ) para saber onde ele estava. Ele acopla no carro dele um trailer para colocar as malas, como consta na parte “transporte” do site.
Ele nos levou até a imobiliária (www.raqg.com) onde assinamos o contrato e pegamos as chaves (essa ida na imobiliária demorou um pouco e o Celso ficou esperando essa etapa) e após fomos até nosso apto aqui em Cote-des-neiges.
Essa etapa da imobiliária demorou porque deixei o Marcos cuidando da mala e fui à imobiliária terminar de assinar o contrato, após assinar tudo lembrei que o Marcos faria o pagamento da mesma com os travellers Cheques dele, e fui até o carro chama-lo, esse processo todo demorou um pouco...

Foi um pouco difícil encontrar a numeração do nosso prédio, mas depois de encontrado não tivemos muitos problemas. Exceto que por algum motivo o proprietário teve que mudar as chaves do apto mas não avisou a Ragq (imobiliária), porém ele deixou a porta do apto aberta (ninguém entrou) com a chave dentro. Só fui notar essa chave aqui dentro quando já estava falando desesperado com a imobiliária pq a porta ficaria aberta.rsrsrs

Quando tiramos o computador da mala, notamos que tínhamos esquecido de trazer o adaptador equivalente às tomadas daqui. Fomos ao mercado comprar algo para o café da manhã do dia seguinte, e fui à busca do adaptador universal.
No Mercado Metro da Avenida Van Horne existem várias outras lojinhas como Dollarama, porém nenhuma possuía o adaptador que eu precisava. Voltando para casa notamos que existiam Depanneurs (mercadinhos) na rua. Aproveitei e comprei um adaptador usado e um cartão telefônico próprio para ligações internacionais (por 2$CAN vc fala 4 horas) e voltamos pra casa.

Quando fomos passear pela cidade para jantar alguma coisa já era 17:30 e tudo estava fechando. Andamos um pouco até encontrar algum restaurante aberto gostoso, comemos e demos por encerrado o dia.

11/08

Esse dia foi cheio. Acordamos e já fomos para o escritório de imigração (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/coordonnees/adresses-quebec.html) responsável pela nossa região : 2050, rue De Bleury, bureau 450 . Ao chegar conversamos com a recepcionista que nos deu uma senha e após alguns segundos uma senhora simpática nos levou até a mesa dela. Como não tínhamos marcado rendez-vous ela fez uma pré-conversa tirando dúvidas e informando um pouco sobre o Québec. Foi tudo muito útil, nos entregou vários impressos e explicou onde poderíamos tirar as outras documentações importantes.
Depois disso fomos ao escritório do Service Canadá para tirar o NAS (no Complexe Guy-Favreau 200, boulevard René-Lévesque Ouest), só tinha um casal na nossa frente e logo fomos atendidos. A atendente nos falou sobre os modos de proteger nosso NAS e após nos fornecer o número, nos desejou boa sorte.
Logo em seguida, fomos até a 425, boulevard De Maisonneuve Ouest para fazer o cartão da Assurance Maladie  e encontramos uma sala lotada. Para fazer esse cartão, leve seu CSQ e comprovante de endereço (Além do passaporte e documento de residente permanente). Após, você deverá pagar 8$CAN para tirar a foto da carteira no próprio local.

Terminada a etapa dos documentos fomos passear um pouco, mas já tinha dado horário do pessoal sair do trabalho e após passear passamos no mercado e aprendemos como pagar a compra sem atendente.

12/08

Hoje foi o dia do dinheiro! No dia anterior tinhamos mandado e-mail para a nossa conselheira Desjardins e agendamos um rendez-vous para hoje no Carrefour Desjardins na Peel. Chegamos e a conselheira nos informou tudo o que precisamos saber, ainda mais sobre as diferenças e taxas do Desjardins. Devo ser sincero, desde o Brasil o banco que eu gostaria de ter aberto a conta era o RBC, porém ainda não tenho nada do que reclamar do Desjardins, até cartão de crédito eles pediram pra mim.
Após, fomos para o Bank of Montreal que fica na frente da Igreja Notre-Dame, e além de lindo e bem organizado, as pessoas são muito educados e trocaram nossos Travellers Cheques sem problema (trocam só 400$CAN por dia) sem taxa nenhuma.
Na volta acabamos chegando na estação de trem de Montreal (Gare Central) onde inúmeras pessoas estavam se preparando para viajar. Tudo muito bonito, dá vontade de viajar para qualquer lugar, só para usar um pouco esse trem rsrsrsrs.

13/08

Andamos por alguns bairros procurando anúncios de locação. Anotamos muita coisa.
Hoje também resolvemos lavar roupa. Aqui no prédio existe uma lavadora e secadora no valor de 2 dólares. Lá fomos nós com moedas de 2 dólares para lavar a roupa mas... a máquina não aceitava as moedas. Estávamos nós quebrando a cabeça para entender como ligar aquela máquina enviada do inferno quando um outro morador apareceu e muito educadamente nos disse que precisava lavar a roupa dele correndo, mas nos explicou como funcionava e a máquina só aceitava 2 moedas de 1 dólar.
Pegamos então nossa roupa e fomos para a lavanderia que fica aqui na rua (muito mais barata) e lavamos nossa roupa lá. Ainda somos novos nessa história de colocar a roupa em água fervente, mas chegaremos lá rsrsrsrs.

14/08

Hoje marcamos rendez-vous com uma proprietária de um apto em Rosemont que parecia muito bonito.
Mas antes fomos para uma loja Bell para comprar celular, estávamos sem contato aqui no Canadá, o que dificultava um pouco as coisas. Compramos um pacote que parece ser interessante, só teremos certeza depois. Chegando ao apartamento descobrimos que o horário tinha sido mudado para 1 hora ANTES e pela falta de celular não conseguiram nos avisar. Passei meu novo número para eles e marcamos um outro RDV para amanhã.

Hoje em Montreal aconteceu a Défilé de la Fierté, a parada Gay daqui. Na realidade toda a semana aconteceram diversos atividades e festas pela cidade, culminando na parada de hoje, que foi muito mais política, pois como os direitos são iguais (em teoria, o que já é muito mais do que temos no Brasil) a luta agora são por respeitos iguais para diversos outros grupos que se juntam em uma festa única.

Bem, esses dias terminaram com saldo positivo, e ansiando os próximos!

Até mais pessoas.

Vista da Rua de casa

Centro

Centro de Ciência

Universidade de Montréal

Eu após fazer compras

Foto da parada Gay de Montréal

Olá,adorei o post de vcs.
Deve ser realmente super cansativo estes primeiros dias e dIspendioso tb.Me preocupo muito com a quantidade de dindin q temos que levar.
Muita força pra vcs.
sagacanadense@blogger.com

Olá, como é bom ver os amigos realizando seus sonhos. E melhor ainda é ver que está tudo indo muito bem. Torcemos sempre por vocês! Logo logo seremos nós a aterrissar nas terrinhas geladas.

Bj
Fernanda e Leonardo

Oi meninos,

Que bom ter notícias de vocês e saber que as coisas estão caminhando bem. Aproveitem todas as experiências novas e vão deixando os relatos por aqui pra gente se deliciar com as histórias.

Bjs,
Ale & Cris

Oi meninos!

Excelente relato! Semana que vem seremos nós a chegar em Montreal e seguir esses passos. Iremos morar em Plateau Mont Royal.

Espero conhecer vocês pessoalmente.

Abraços!

Gardene

Oi lindossss!!! aiaiaiaia q tuuudo nesta vida!!! adorei cada palavra! e fico aqui no aguardo de todas as outras novidades!
e em pensar q ontem mesmo vcs estavam aqui com a gente no encontro e eu dizendo:"nossa vcs serão os próximos"!!!
tomara q a chuva de exames chegue logo e que o meu venha junto! ahahah!
Fiquem bem, e nos conte tudo, ok?
Beijo grande!

Darlene

Olá meninos,

Este post foi maravilhosooo! Adorei a sequência. Mês que vem estaremos por aí e temos que fazer um check-list para os primeiros dias... são tantas coisas... mas valerá a pena cada minuto.
Ficamos animadas com as notícias sobre o desjardins. Lemos um relato muito chato sobre isso e ficamos com medo (informações truncadas, sem chance para cartão de crédito,...). Tb queríamos abrir uma conta no RBC, mas não deu. O negócio foi correr para o desjardins mesmo.
Ainda não resolvemos a melhor forma de enviar o dindin, mas esta semana resolveremos.
Contineum mandando notícias!
Esperamos conhecê-los em breve.
beijos,
zuzus

Que correria né? Desejo boa sorte.. e nos mantenham informados quanto às novidades! :-)

Correria total isso. Você escrevedo parece que o tempo aí corre demais... Pois tudo parece ter sido feito rápido, ao passo que sempre que vocês terminam, o dia já estava terminando!

E essa Parada Gay aí, hein? Foi dançar lá no meio da parada que eu sei! Mostrar o jeitinho brasileiro de se fazer Parada Gay... Tsc, tsc. Huahuhauhauhuauahuah. =]

Beijooo!

Voces fizeram o Assurance Maladie com um apartamento temporario? Teve esse em Cote-des-neiges na chegada mas sairam pra procurar outro, não é necessario apresentar o bail como comprovante de residencia?

Anônimo,
No nosso caso aceitaram o contrato de locação temporária, pois constava nossos nomes e periodo de locação. No caso das pessoas que não tem bail (estão com amigos, por exemplo), é exigido declaração de quem lhe hospeda e esta pessoa deve ir junto com você ao bureau do Assurance (segundo informações de meu agente do MICC).